quarta-feira, 5 de setembro de 2007


Dicas contra o stress no trabalho.

É fundamental, de extrema importância que o ambiente de trabalho seja o melhor possível tanto para você como para seu colega ou subalterno no cotidiano do serviço. É evidente que o funcionário satisfeito e de bem com o grupo produz muito mais, mas se o grupo for muito grande é normal que apareçam mal-entendidos ou pequenos atritos.
Uma boa forma de manter o grupo conciso e que faça com que cada um se preocupe com o bem estar do outro é dar algumas dicas aos colegas através do jornal interno, intranet, mural, qualquer meio de comunicação que esteja à vista de todos.

1. Não se isole dentro do Grupo, mas também não tente impor as suas idéias. Para ter um bom relacionamento com colegas é necessário algum esforço e iniciativa, como se interessar pelo que fazem sem querer intrometer-se, procurar saber o que gostam de fazer fora do trabalho, etc. Quanto melhor você se relacionar com seus colegas, mais suave se torna a carga de trabalho.
2. Não Discrimine seu Colega. Inevitavelmente surgirão pessoas das quais você não goste Não as discrimine e nem toorne evidente o desgosto. Dedique a elas um tratamento cordial, o que não significa que você deva deixar de se aproximar dos colegas com os quais existe uma maior afinidade.
3. Dê o Crédito ao seu colega: Sempre dê o devido crédito aos seus colegas de trabalho quando o grupo produz algo em comum, como uma pesquisa, relatório ou esforço de vendas, por exemplo. isso será particularmente importante quando você chegar a ocupar uma posição de chefia.
4. Aprenda Sempre: Procure estar sempre aprendendo algo. isso ser muito útil no seu relacionamento com colegas porque eles lhe procurarão sempre que tiverem uma dificuldade. Insista para que seus colegas também adotem uma atitude de aprendizado permanente. Cobre dos superiores apoio a esta iniciativa.
5. Escolha seu mentor: Se você ocupa uma posição subordinada dentro da empresa, escolha seu mentor, uma pessoa mais experiente e respeitada que possa funcionar como uma espécie de modelo para sua carreira dentro da empresa. Quando você estiver absolutamente seguro de sua decisão, comunique à pessoa escolhida e peça conselhos. isso pode melhorar em muito o seu relacionamento com os níveis superiores dentro da empresa.
6. Não trabalhe 24 horas por dia. Não faça de seu trabalho uma atividade tipo 24 horas do dia. Obviamente haverá ocasiões em que você ampliará a jornada de trabalho, mas você deve continuar tendo uma vida social fora do escritório ou da fábrica. A obsessão pelo trabalho gera uma carga emocional muito pesada sobre a atividade funcional e geralmente acaba em frustração e desilusão.
7. Participe de atividades lúdicas com seus colegas de trabalho. As inevitáveis tensões do dia-a-dia geram atritos também inevitáveis, mas que podem ser facilmente neutralizados noutro tipo de ambiente, menos formal. Tome esses eventos os mais espontâneos e informais possíveis, porque festinhas obrigatórias são sempre muito chatas e as pessoas acabam fugindo delas. Aprenda a Lidar com o fracasso. Todo mundo um dia enfrenta um revés, e se você estiver consciente disso provavelmente saberá dar a volta por cima. As pessoas que acreditam que nunca falharão, quando isso sucede, geralmente se desesperam e entram em depressão. Discuta seus fracassos com colegas. Algum dia vai acontecer com eles e você poderá ajudá-los.

Nenhum comentário: