quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Oficinas de rádio e percussão do Verão SE movimentam Pirambu

Os professores Agnaldo dos Santos Silva e Diógenes Almeida estavam de olho nas oficinas de rádio do Mídia Jovem desde o ano passado. Parte da rede municipal de Pirambu, eles queriam aproveitar as aulas para implantar um programa de rádio na escola Mário Trindade Cruz, onde ensinam. "Era inviável participar antes por causa da distância dos outros municípios, mas agora não podíamos perder", disse Diógenes.

Desde a última segunda-feira, 26, um público variado, formado por professores como Agnaldo e Diógenes, além de estudantes, agentes comunitários, funcionários públicos e outros interessados do município de Pirambu finalmente têm a chance de saber mais sobre as técnicas de produção em rádio. A oficina, realizada na Câmara Municipal, é um desdobramento do Mídia Jovem, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação dentro do 'Sergipe de Todos' e do Verão Sergipe.
"Esse ano, temos essa novidade que é levar as oficinas do Mídia Jovem também para o Verão Sergipe, como já fazíamos com o Sergipe de Todos. Já que o Verão Sergipe acontece aqui nesse fim de semana (30 e 31 de janeiro) e o Sergipe de Todos também será na cidade no dia 6 de fevereiro, estamos realizando uma só oficina agora", explica Nanah Alves, coordenadora do projeto.

O objetivo do Mídia Jovem é ensinar aos alunos conceitos de comunicação e cidadania por meio do contato com as técnicas de produção dos meios de comunicação. "Queremos promover o contato com a prática da comunicação e educar a própria comunidade para que ela se interesse pelas mídias, possam produzir as próprias mídias de forma educativa. Queremos que eles compreendam o universo da comunicação e disseminem boas práticas", informa Nanah.

Conteúdo

Em Pirambu, duas turmas estão funcionando: uma pela manhã, com 20 alunos, e outra à tarde, com 30 alunos. As aulas vão até sexta-feira, 30. "Primeiro, nós abordamos temas como meio ambiente, cultura, turismo, todos aliados à realidade local. A gente discute isso e os meios de comunicação. Depois, entramos nessa parte técnica do rádio e eles começam uma produção própria com os temas que eles escolherem. Damos uma aula rápida de edição de rádio e mostramos como ficou o trabalho deles editado", detalha Naraisa de Almeida, oficineira do Mídia Jovem.Segundo ela, a expectativa dos alunos sobre o tema é grande. "Eles vêm com a idéia de que vão aprender só sobre rádio. Aqueles eles vêem que vão aprender não só sobre isso, mas também sobre educomunicação", pontua.


Resultado

"A oficina está dando acesso a toda a parte técnica que a gente não sabia. Estamos aperfeiçoando as informações e vamos colocar isso em prática", conta o professor Agnaldo.

Ao mesmo tempo em que dá novos rumos às idéias dos professores de Pirambu, , na vida do comerciário Kimayr Barreto, 22 anos, a capacitação representa uma chance de conhecer mais de perto o universo da música, propagado por meio das ondas do rádio. "Sempre gostei muito de música e, por isso, de ouvir rádio.

O curso tem sido ótimo, está atendendo a todas as expectativas. Muita coisa que eu não sabia aprendi aqui e pude tirar muitas dúvidas", disse.A próxima etapa para os alunos de Pirambu é realizar uma oficina de fanzine, agora dentro do Sergipe de Todos, no próximo dia 6.
Fonte:

Nenhum comentário: