Por Claudomir Tavares * claudomir@infonet.com.br
E educação pública em Pirambu tem sido tratada pelos sucessivos inquilinos do Paço Municipal (usando um termo romântico para a sede do poder público municipal) como um produto de fim de feira. Nenhum deles, sem exceção, priorizou esta que é uma área das mais importantes de uma administração que se diga merecida de ser adjetivada de séria.
Este portal tem tido um comportamento de colaboração com a atual administração municipal, reconhecendo sempre seu caráter de excepcionalidade, inclusive divulgando suas ações (q

Mas que, por melhores que sejam nossas intenções, não temos encontrado sustentação nos argumentos dos que a defendem, ainda que timidamente. E os motivos são muitos. Enquanto o prefeito mantém um luxuoso veículo locado (Vectra Preto) e mais outros três carros populares (tipo Gol), sendo um deles para uso do Presidente da Câmara Municipal, pagando ‘rios’ de dinheiro’, nas escolas a fartura é presente. Farta tudo. A atual administração imita, pelo pior dos lados, a era André Moura e Moacir Santana.

As unidades escolares estão desprovidas de computadores para desempenho das mais básicas funções, sejam elas administrativas ou pedagógicas. No Mário Trindade, a maior e mais representativa da rede, a única máquina existente para estes serviços, fora comprada com recursos do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, proveniente do Governo Federal. As outras localizadas no Laboratório de Mídias são do Programa Oi Futura, também do Governo Federal.
Enquanto altos funcionários contratados a ‘peso de ouro’ pelo staff da administração municipal se locomove diariamente (sendo embarcados em suas residências a partir das 06h00min e retornando às 13h00min) de Aracaju-Pirambu-Aracaju, em um Ônibus locado junto a empresa ‘Itapé Turismo’, professores investem seus salários para chegar todos os dias nos seus locais de trabalho. Na vizinha cidade de Japaratuba a prefeitura disponibiliza transporte para os professores que trabalham nos povoados, o que poderia ser feito tranqüilamente em Pirambu,pois dinheiro não é problema na atual administração.
A locação de veículos luxuosos e a mordomia concedida a funcionários ‘paraquedistas’ (como são chamados aqueles que descem diariamente nas primeiras horas do dia e retornam no final da manhã) foi bastante utilizada no período da Intervenção de triste memória e que tem sido copiosamente posto em prática na atual administração.
No mês de abril, segundo uma fonte que pediu reservas, o prefeito viajou para vários eventos sempre em finais de semana para capitais de estados vizinhos, como na última para Recife (PE), sempre acompanhado de auxiliares. Será que foi para buscar recursos ou melhorias para a atual administração? Não acreditamos, pois se forem como aqueles congressos em que vereadores viajam para fazer turismo, se constituem numa farsa e farra com o dinheiro público.
Apelamos insistentemente para o bom senso do prefeito Antônio Santana, com quem temos um sadio relacionamento, para evitar atos desta natureza, que depõe contra aqueles que são gerentes do dinheiro do povo, que paga seus salários e em última instância é seu chefe soberano.
_______________________
* Professor concursado da rede municipal de ensino
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário