"A Liderança na Organização Popular"
Os professores da rede pública municipal de ensino participaram na tarde de hoje (12/05) da terceira etapa do Curso de Formação Sindical com o tema: “A Liderança na Organização Popular”, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial de Ensino de Sergipe – SINTESE, e mediado pelo Sr. Paulo C. L. Fernandes que faz parte da diretoria do Sindicato.


Iniciado há duas semanas, o Curso que está acontecendo nas dependências do Clubinho da Tartaruga é uma etapa necessária, na perspectiva da atual direção do SINTESE para a organização da Base Municipal do sindicato em Pirambu.
Por Claudomir Tavares em:
Confira um pouco do que foi estudado nesta etapa:
"Militante é toda pessoa que entende e se entrega por uma causa. Ser dirigente, liderança, ativista, assessor são formas de exercer a militância. Militante da causa sindical ou popular é alguém que contribui para despertar, incentivar, capacitar e articular os trabalhadores. Que ajuda a canalizar sua indignação e potenciaíidades na luta contra as injustiças e no rumo de um mundo solidário".
"A liderança, assim como o militante deve ser gente com profunda ligação com o povo, com clareza e compromisso com a transformação, que já tenha mostrado indignação contra as injustiças, que pense além da família, que seja fiel a seus companheiros e que tenham disposição para as ações. Por tais qualidades o militante é reconhecido como dirigente. Não é um guia genial que faz a cabeça dos trabalhadores e aponta os caminhos de libertação, mas, o companheiro dedicado que, num diálogo respeitoso, aprende e ensina a arte de assumir o protagonismo popular visando a transformação das pessoas e da sociedade. O diálogo das convicções, das experiências e dos projetos de vida pode unir os pensamentos e as forças numa caminhada conjunta. O militante sabe que só povo oprimido pode libertar-se da dominação e que, ao libertar-se da opressão, liberta também seus opressores".
Textos Adaptados: Ranulfo Peloso Silva, CEPIS, SP, Maio/98
Nenhum comentário:
Postar um comentário