segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Escola Mário Trindade Cruz Comemora 29 anos

Escola Mário Trindade Cruz comemora 29 anos segunda-feira
No dia de seu aniversário, escola reúne professores, funcionários e representação dos alunos em Plenária Final para elaboração do Projeto Político Pedagógico, ao tempo em que apresenta anteprojeto de Regimento Interno para a instituição


Foto: Diógenes Almeida

A Escola Mário Trindade Cruz, a maior e mais representativa da rede municipal de Pirambu será a primeira do Vale do Japaratuba a elaborar o seu Projeto Político Pedagógico, instrumento de gestão dos mais significativos para regular a vida da instituição nos próximos anos.

A Plenária Final que pretende reunir professores, funcionários, coordenadores, convidados, representação estudantil e dos pais, acontece nesta segunda-feira, 17 de novembro, a partir das 13h30min, no pátio interno.

:: A escola

Intervenção tentou retomar o debate em janeiro de 2008

A Escola Municipal Mário Trindade Cruz é a maior e mais representativa da rede municipal de ensino. Nela estão matriculados cerca de 60% de todos os estudantes da rede, e lotados algo em torno de 45% dos profissionais da educação em Pirambu.

Foi fundada oficialmente em 17 de novembro de 1979, funcionando na Avenida Agostinho Trindade até 1984, sendo transferida para a Rua Manuel Amaral Lemos, onde nas sucessivas administrações passou por diversas ampliações, reformas e redefinições de seu perfil.

:: Projeto Pedagógico


Ari Correia ministrou oficina para professores

O Projeto Político Pedagógico, instrumento que segundo a Lei de diretrizes e Bases da Educação – LDB (Lei Nº 9.394/1994) é uma espécie de Constituição da Escola, instrumento mais importante na hierarquia dos documentos que regulam, dá os indicadores da escola que se pretende construir.

Há toda uma trajetória, tentativas e experiências de se construir este projeto, sendo suas experiências abortadas e retomadas sempre com uma nova perspectiva. Mas de todas as tentativas ficam plantadas alguma semente, sendo elas reconhecidas nestes momentos.

:: Três tentativas


Comissão reúne-se com funcionários

O debate em torno do Projeto Político Pedagógico do Mário Trindade Cruz já possui um acumulado de discussão e que varou três gestões seguidas. Teve início na gestão do professor Claudomir Tavares da Silva (2001/2002), foi retomado na gestão da professora Maria dos Santos Morais (2002/2007) e finalmente está sendo concluído na gestão da professora Cláudia Tavares da Silva (2007/2008).

Em 2002, época em que o professor Claudomir Tavares era o diretor daquela instituição, o debate em torno de sua construção foi iniciada.

De forma coletiva, a escola se debruçou sobre o ‘Projeto Político Pedagógico – Uma escola para todos: referencial instrumental para a sua elaboração’. O debate foi irradiado para todas as escolas municipais.

Em 2006, na gestão da professora Maria dos Santos Morais, o debate foi retomado, com a realização de algumas reuniões, onde nos debruçamos sobre várias contribuições, que apontaram assim para sua efetivação. O debate fluiu de forma positiva, mas no ano seguinte, a dúvida sobre quais seriam os professores (tínhamos mais contratados do que efetivos, e esperávamos a realização do Concurso Público). Com as turbulências que sacudiram a normalidade administrativa, as conseqüências pairaram sobre a educação municipal, sendo o debate mais uma vez interrompido.

No início deste ano, a Secretaria Municipal de Educação, no período de intervenção ‘propôs’ que em dois dias (07 e 08 de fevereiro) aprovássemos o Projeto Político Pedagógico sem uma discussão mais ampla, para dar a impressão que o projeto foi uma dádiva da intervenção que chegava perto de sua conclusão.

:: A retomada


29 anos fazendo a diferença

A última fase, que deverá ser concluída nesta segunda-fase, 17/11, foi iniciada na gestão da professora Cláudia Tavares da Silva Correia, em abril de 2008, mas interrompida no período eleitoral pelas particularidades próprias da época. De forma coletiva, decidimos que não aceitaríamos imposições como aquela e que o debate em torno do PPP, deveriam cumprir etapas, e que elas não deveriam ser queimadas e ou atropeladas.

Depois de ouvir sugestões e com a aquiescência da direção e coordenação, o processo foi reiniciado no dia 03 de abril, com a realização do Seminário ‘Construindo o Projeto Político Pedagógico Participativo’ da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, sendo convidado para ministra uma palestra/oficina o professor e técnico da Diretoria Regional de Educação – DRE’ 4, Ari Correia, com vasta experiência em conduzir estes debates ao longo dos últimos 10 anos.

Os professores participaram da palestra, de grupos de discussão, levantando os aspectos positivos e negativos da escola, apresentando sugestões que farão parte das ações do PPP,a além de aprovarem uma Agenda/Cronograma para sua elaboração.

· Refletindo sobre a escola que temos e a escola que queremos

Segundo os professores, o que não deu certo em 2007 foram os seguintes elementos:

· Não colocação em prática das ações definidas no Planejamento Pedagógico elaborado quando do início do ano letivo;
· Interferência externa nas ações da escola;
· Não realização dos jogos internos, quebrando assim uma prática marcada por sucesso nos anos anteriores;
· Não realização da Feira de Ciências, que já havia ocorrido na escola nos anos 2001, 2004, 2005 e 2006;
· Falta de material escolar para subsidiar as atividades pedagógicas dos professores e alunos;
· A alta rotatividade na equipe gestora (em 2007 tivemos três diretores, algo nunca visto ao longo da História do Mário Trindade);
· Falta de um projeto de educação continuada para professores;
· Falta de livros didáticos;
· Ausência de um Regimento Interno, uma vez que somos norteados por um regimento referencial para a rede municipal de ensino;
· Alto índice de distorção idade-série.

Na avaliação dos professores, foram iniciativas que deram certo em 2007 e que devem ser mantidas em 2008:

· Manutenção do Projeto Junino, com a realização da Cavalgada do Mário Trindade;
· Realização do Projeto Folclore na Escola, dentro do Ciclo Junino;
· Realização da Semana da Consciência Negra, marcando o início oficialmente do estudo da História e Cultura da África e dos Afros-descendentes na escola;
· Eficiência da Coordenação Pedagógica;
· Chegada dos concursados;
· Palestra dos policiais integrantes do Programa de Erradicação das Drogas na Escola – Proerd;
· Instalação do quadro branco em todas as salas de aulas;
· Desenvolvimento de alguns projetos pedagógicos;
· Maior interação entre os professores;
· Transparência financeira com os recursos a partir da implantação do Programa Dinheiro Direto da Escola (PDDE);
· Baixo índice de evasão escolar.

A partir destes ‘indicadores’, foram sugeridas como possíveis ações que devem constar do Projeto Político Pedagógico da instituição:

· Elaboração de projetos de caráter coletivos para 2008;
· Funcionamento pleno do Laboratório de Tecnologias Educacionais – LTE;
· Colocação em prática do Projeto Político Pedagógico – PPP;
· Realização do Projeto Páscoa;
· Realização do Projeto Dia das Mães;
· Realização do Projeto Ciclo Junino;
· Retomada dos Grupos/Núcleos de Estudos, com a discussão de um calendário para sua implantação;
· Retomada da Feira de Ciências;
· Construção do Regimento Interno da Escola;
· Retorno dos Jogos Internos;
· Implantação da Gestão Democrática;
· Diminuição do número de alunos por turma;
· Melhoramento do mobiliário escolar;
· Cobertura da quadra de esportes;
· Aumento do número de livros literários.

Ficou definido que até o dia 30 de abril, todos os seguimentos deveriam encaminhar a coordenação de elaboração do PPP, propostas adicionais para constarem do documento a ser sistematizado pelos seguintes professores: Alisson, Claudomir, Fernanda, Jucimone, Solene, Tânia e Vânia.

:: Agenda Pedagógica

Foi cumprida a seguinte Agenda/Calendário de debates:

· 04/04/2008 – Reunião em dois turnos com os seguimentos: funcionários, equipe de secretaria, cantina, vigilância e limpeza;
· 30/04/2008 – Reunião com os representantes dos estudantes, a partir de uma eleição entre eles, a ser feita em todas as turmas e turnos da 3ª séries do Ensino Fundamental ao 4º ano o do Ensino Médio, cujo número de representantes deve ser definido entre eles;
· 09/05/2008 – No encontro com as mães, informá-los do processo de debate em torno do PPP, sensibilizando-as a participar de uma reunião de pais no dia 17 de maio;
· 15/05/2008 – Reunião com os representantes dos pais de alunos;
· 30/05/2008 – Reunião Geral com professores, direção, coordenação, representantes dos funcionários, estudantes pais de alunos para deliberar sobre as propostas constantes do ante-Projeto Político Pedagógico.

Ficou entendido de forma consciente, que este é um ‘caminho sem volta’, e que a Escola Municipal Mário Trindade Cruz caminha para construção de uma visão e missão de excelência, caminho que deve ser seguido por todos os seguimentos que a integram e pela sociedade que a completa.



:: Plenária Final


Estudantes foram ouvidos neste processo

O debate final em torno da redação que constará do Projeto Político Pedagógico está marcado para acontecer nesta segunda-feira, 17 de Novembro de 2008, dentro da programação alusiva

:: Regimento e Matriz Curricular

Um dos pontos de maior importância neste debate, serão as bases que irão nortear a elaboração do Regimento Interno do Mário Trindade Cruz, uma vez que a escola não o possui, sendo orientada pelo Regimento Referencial para as Escolas Municipais e a Grade Curricular, para que a mesma possa refletir as reais necessidades dos estudantes de Pirambu.

:: Consolidar Projetos

Existe dentro da escola, um sentimento de consolidar projetos bem sucedidos, como a Feira de Ciências, Festas Juninas, Folclore na Escola, Jogos Internos, Excursões, Ciclos de Debates, etc. Além disso, é efervescente a existência de necessidade de se abrir à escola para os grandes temas, como cidadania, democracia, liberdade, sendo necessário à reativação do Grêmio Estudantil Manuel Sérgio dos Santos, fundado em 2001, estando inativo desde 2002.

:: Programação de aniversário



A direção e coordenação da escola elaborou a seguinte programação de aniversário pela passagem dos 29 anos do Mário Trindade Cruz.

Manhã

Solenidade de abertura – Homenagem à Escola Municipal Mário Trindade Cruz
Mostra

Mostra de Teatro – O Dilema: Projeto Leia Brasil/Petrobrás

- 4ª Série – Profª Nelma
- 4ª Série – Profª Maria da Paz
- 7ª Série – Profª Marta

Local: Centro Comunitário

Tarde

Seminário para apresentação do projeto Político Pedagógico (Comissão de Sistematização) – Coordenador: Prof. Claudomir Tavares

Local: Centro Comunitário

Noite:

Apresentações Culturais

Teatro:

- O Delema (Grupo campeão – atividades do turno matutino).

Dança:

- A felicidade das borboletas (4ª Série – Profª Maria da Paixão)
Coreógrafa: Fernanda Oliveira – 8ª B
- Grupo Loucuras do Forró
Coreógrafo: Lucas Andrade – 2º C
- Grupo Total Calypso
Coreógrafa: Eliane Gomes (Amaral Lemos)

Local: Pátio do Mário

Nenhum comentário: