A confusão na hora de escolher a forma adequada de trabalhar a Independência do Brasil nas escolas está transformando algumas unidades de ensino em verdadeiros quartéis. No lugar de uma abordagem consistente, planejada e atrelada ao currículo, educadores pelo país costumam seguir uma rotina quase militar na hora de preparar a comemoração, como indicam os resultados de uma enquete lançada no dia 16 de julho em NOVA ESCOLA ON-LINE.
Pelos resultados, 155 (41%) leitores disseram não ter muita escolha quando o dia 7 de setembro se aproxima. Esse contingente, o mais numeroso na pesquisa, alegou que a data precisa ser tratada de forma sempre obrigatória, em atividades burocráticas como confecção de bandeiras e ensaio da banda.
- Confira tour on-line pelo Museu do Ipiranga
- Biografia exclusiva de D.Pedro I
- Capítulo do livro 1808 de Laurentino Gomes
- Seqüência didática sobre território nacional
Que essa prática é inimiga da aprendizagem, todos sabem (ou, pelo menos, deveriam saber). O que pouca gente se dá conta é de que a efeméride pode ser usada em diversos contextos criativos dentro de sala de aula – e que esse é o melhor argumento para convencer a direção a deixar de lado tantas regras duras, que só fazem bem aos soldados que marcham enfileirados nos desfiles na tevê.
Nos links a seguir, você encontrará materiais e subsídios para avançar nessa tarefa. O primeiro item, lançado com exclusividade, é um tour on-line pelo Museu do Ipiranga, em São Paulo, conduzido pelo professor de História Pedro Raveli. É uma ótima oportunidade para você conhecer de forma crítica esse acervo nacional importante, melhorar suas explicações sobre a Independência e discutir a real importância e dimensões dos atos de D. Pedro I. Para enriquecer ainda mais o perfil do homem do grito do Ipiranga, não deixe de ver a biografia dessa personalidade, cedida por Cândido Grangeiro, historiador e integrante da Palavras Projetos Editoriais.
Depois de um primeiro semestre cheio de comemorações pelo bicentenário da vinda da Família Real ao Brasil, eis também uma oportunidade para se informar mais profundamente sobre o contexto da saída de D. João VI do país. O capítulo 17 do livro 1808, de autoria do jornalista Laurentino Gomes, foca especificamente esse momento histórico, dando uma idéia do que se passava no Brasil meses antes do 7 de setembro de 1822. É só acessar o arquivo em pdf para ler. Por último, para completar o especial multimídia sobre a Independência, confira a seqüência didática que o professor Daniel Helene, selecionador da área de História do Prêmio Victor Civita 2008, preparou para discutir a questão do território nacional.
Pelos resultados, 155 (41%) leitores disseram não ter muita escolha quando o dia 7 de setembro se aproxima. Esse contingente, o mais numeroso na pesquisa, alegou que a data precisa ser tratada de forma sempre obrigatória, em atividades burocráticas como confecção de bandeiras e ensaio da banda.
- Confira tour on-line pelo Museu do Ipiranga
- Biografia exclusiva de D.Pedro I
- Capítulo do livro 1808 de Laurentino Gomes
- Seqüência didática sobre território nacional
Que essa prática é inimiga da aprendizagem, todos sabem (ou, pelo menos, deveriam saber). O que pouca gente se dá conta é de que a efeméride pode ser usada em diversos contextos criativos dentro de sala de aula – e que esse é o melhor argumento para convencer a direção a deixar de lado tantas regras duras, que só fazem bem aos soldados que marcham enfileirados nos desfiles na tevê.
Nos links a seguir, você encontrará materiais e subsídios para avançar nessa tarefa. O primeiro item, lançado com exclusividade, é um tour on-line pelo Museu do Ipiranga, em São Paulo, conduzido pelo professor de História Pedro Raveli. É uma ótima oportunidade para você conhecer de forma crítica esse acervo nacional importante, melhorar suas explicações sobre a Independência e discutir a real importância e dimensões dos atos de D. Pedro I. Para enriquecer ainda mais o perfil do homem do grito do Ipiranga, não deixe de ver a biografia dessa personalidade, cedida por Cândido Grangeiro, historiador e integrante da Palavras Projetos Editoriais.
Depois de um primeiro semestre cheio de comemorações pelo bicentenário da vinda da Família Real ao Brasil, eis também uma oportunidade para se informar mais profundamente sobre o contexto da saída de D. João VI do país. O capítulo 17 do livro 1808, de autoria do jornalista Laurentino Gomes, foca especificamente esse momento histórico, dando uma idéia do que se passava no Brasil meses antes do 7 de setembro de 1822. É só acessar o arquivo em pdf para ler. Por último, para completar o especial multimídia sobre a Independência, confira a seqüência didática que o professor Daniel Helene, selecionador da área de História do Prêmio Victor Civita 2008, preparou para discutir a questão do território nacional.
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