terça-feira, 3 de junho de 2008

I Semana do Cangaço

Lampião e o Cangaço serão lembrados em evento
Junho é o mês para se lembrar do maior cangaceiro do Nordeste e debater a importância do movimento


Se estivesse vivo, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião estaria completando 110 anos nesta quarta-feira, 4. Já no próximo mês, no dia 28 de julho, é comemorado o dia do aniversário de 70 anos da morte do cangaceiro. Décadas se passaram, mas Virgulino ainda é lembrado como uma figura polêmica.

Afinal não é por menos, já que a história conta que ele foi o cangaceiro mais temido do sertão, matou, roubou, estuprou e acabou sendo assassinado, ele e seu bando, em terras sergipanas, mais especificamente no povoado de Angico, no município de Poço Redondo. Por outro lado, a história também conta que Virgulino Ferreira foi mais que um cangaceiro, foi um justiceiro e é hoje lembrado como um ícone nordestino.

Uma das maiores defensoras do movimento, enquanto contribuição histórica para o Brasil e os brasileiros, é a sergipana Vera Ferreira, neta do próprio Lampião. Para ela é preciso superar essa discussão. “Entendo que infelizmente somos um povo sem educação e percebo que enquanto não tivermos essa educação de base não seremos compreendidos. Isso não acontece só no cangaço, acontece com a história do Brasil como um todo”, explica Vera.

Em seu livro ‘De Virgulino a Lampião’, ela foge do esteriótipo do cangaceiro temido e descreve a história deste homem lendário através de depoimentos de “amigos e inimigos”, enfatiza a autora. “Minha grande preocupação era ser imparcial e eu tenho certeza que consegui isso. Eu sempre busquei ter responsabilidade com os fatos”, declara.

O Cangaço será debatido com pessoas que fizeram parte do movimento
Evento

A preocupação de revelar para a sociedade a história como ela realmente é será o foco da 1° Semana do Cangaço, que está sendo organizada pela neta de Lampião. A programação tem início nesta quarta-feira, 4, e irá contemplar públicos diferentes. Durante as manhãs as atividades serão voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio, à tarde será a vez dos universitários, profissionais e público em geral conferir palestras e debates sobre o cangaço.

O objetivo é trabalhar de forma direcionada principalmente para os estudantes. “Queremos que eles entendam o cangaço através de uma linguagem especial. Queremos que eles compreendem que o cangaço faz parte da história, daí o nome da semana ‘Encontre-se com a História’”, ressalta Vera.

A Semana do Cangaço contará com diversas participações especiais. Um dos momentos mais esperados do evento será a palestra de Ariano Suassuna que acontece na sexta-feira, 6, no Teatro Tobias Barreto. Os ingressos para a palestra estarão á venda a partir de segunda-feira, 2, pelo preço de R$ 40 e R$ 20. Os interessados em participar do evento podem solicitar a inscrição através de e-mail. Para conferir a programação completa clique aqui.


Por Carla Sousa em:
www.infonet.com.br

Nenhum comentário: