 
 
   
Riqueza e diversidade  de um dos mais completos repertórios folclóricos deSergipe
 
Por  Claudomir Tavares da Silva claudomir@infonet.com.br 
V – Poeirinha: 15 anos valorizando a  capacidade criadora da juventude
 
A tradição dos festejos juninos em Pirambu  sempre foi muito forte, seja na sede do município, com os famosos arraias e  casamentos de matutos, seja nos povoados, com a permanência de quadrilhas  juninas que se tornaram referência para o estudo do Ciclo Junino em nosso  município. 
No início dos anos 90 tínhamos organizadas  em Pirambu as quadrilhas Flor da Ilha (povoado Alagamar), Asa Branca (povoado  Baixa Grande), Meu Xodó (povoado Lagoa Redonda), Luar do Sertão (povoado  Maribondo), Milho Verde (povoado Aguilhadas) e Tartaruga e Poeirinha (sede do  município). 
No ano 2001 é organizada a quadrilha Bando  de Cangaceiros, marcada pelo competente monitor Davi dos Santos, pertencente ao  PETI local, mas deixada de lado depois da posse da senhora Neize Santana a  frente da coordenação do Projeto. 
Fundada em 1992, a Quadrilha Junina  Poeirinha é a única remanescente desta manifestação cultural do período junino.  Foi organizada graças a um trabalho profícuo e bastante consistente de duas  senhoras: Dona Elze e Binha. 
Quinze anos depois, a quadrilha que  solitária representa ainda em nosso município o folclore junino na sua  modalidade dos folguedos, a Poeirinha ainda tem em Dona Elze seu norte e em  Cláudio Pinto seu novo coordenador. 
É ela que tem se apresentado nas festas  juninas promovidas em Pirambu, não deixando passar em branco, uma vez que tem  sido nos últimos anos as escolas da rede pública estadual (Amaral Lemos),  municipal (Mário Trindade) e particular (Experimental) que tem mantido acesa a  chama o Ciclo Junino em Pirambu, com cavalgadas, gincanas e outros  atrativos. 
Aproveitamos este espaço para deixar  externar aqui nossos parabéns e agradecimento a esta quadrilha que é um orgulho  e um marco de resistência cultural em tempos de massacre que tem sido vítima a  cultura popular em nosso município. 
    
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário